“De acordo com os relatos de Vó Ângela e Vô Braulino, percebe-se tamanha dificuldade e como a vida antigamente tinha tantos desafios.
Eles relatavam como foi desafiador criar os 6 filhos. Faltava dinheiro, comida, água e, principalmente, recursos básicos, como médico e transporte público. Eram 6 filhos, duas mulheres e 4 homens. Não havia escola para a educação de qualidade, faltava o alimento para uma alimentação digna.
Vó trabalhava como feirante, onde vendia suas frutas e seus legumes. Ela não conseguia tirar valores altos, e o que conseguia, ela comprava mais para a renda, e não conseguia comprar coisas da casa.
Já Vô, teve ainda mais desafios. Saía para buscar o sustento, trabalhava no alto da serra, nas proximidades do rio, no engenho, moendo cana para produzir a rapadura e o mel. Ele obrigava os filhos a trabalhar incansavelmente para ajudar nas despesas da casa, e as filhas mulheres cuidavam da casa enquanto os demais batalhavam para não passar necessidade. O maior desafio era a água, pois tinham de buscar no olho d’água, lavar roupas na caixa do pé do morro.
Mas, eles sempre diziam ser gratos e orgulhosos do que fizeram por nunca terem desistido.
Conclui-se que há uns 65 anos atrás não era fácil, e com a evolução as pessoas têm vidas melhores e com maiores oportunidades.”




